Quem sou eu

Minha foto
Sou, apesar de um pouco tímida,gosto de fazer amizades, me divertir, passear e principalmente curtir minha família.Me acho uma pessoa um pouco insegura e muito sensível.Sou romântica e sempre em busca da minha felicidade e dos que me rodeiam. Acredito que não existe felicidade completa e sim momentos felizes.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologias

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade: IV
Atividade: 1

Com o uso dos computadores e da internet, as atividades curriculares tradicionais, isto é, que usamos a vida inteira (alguns professores só mudavam a data) não serão mais utilizadas, pelo menos, com as mesmas metodologias. De acordo o que diz o prof. Demo: “Quando vão para a escola, essas crianças se aborrecem, porque a escola é devagar”. E é verdade, a escola, apesar de adquirir vários recursos tecnológicos, recursos multimídia e tecnologia digital (computadores), não os utiliza como ferramentas de ensino para auxiliá-lo no seu fazer pedagógico, isto é, não são incorporadas ao planejamento visando a melhoraria da prática em sala de aula. A autora Maria Isabel em seu livro Mídias e Mediação Escolar, diz:
“Os processos de ensino-aprendizagem se tornam muito mais ricos quando estão ancorados na experiência, no contexto do mundo vivido, possibilitando que ação e reflexão, juntas, em uma permanente relação da teoria com a prática, construam o conhecimento”. (Orofino, p. 133 2005).

Portanto, é preciso arriscar, sugerir e criar possibilidades para que a escola trabalhe em parceria com a comunidade em que está inserida, proporcionando um leque de oportunidades, de acesso à cultura, informação e conhecimento.
As tecnologias por si só não são inovações e não caracterizam aprendizagens significativas se não houver um comprometimento da equipe escolar e principalmente da gestão da escola, no sentido de construir projetos que surtam efeitos condizentes com o dia a dia do aluno, com a sua vivência dentro e fora da escola e em sintonia com as necessidades e anseios da comunidade em que vive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário